MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?

 

Os adolescentes são crianças em transição. Eles não são jovens adultos. Suas necessidades, inclusive as emocionais, são infantis. Um dos erros mais comuns dos pais, professores e outros, com respeito aos adolescentes, é considerá-los como pequenos adultos. E não são poucos os pais que hoje em dia, negligenciam as necessidades infantis de seus filhos adolescentes como: sentir amor e aceitação. De serem cuidados e de saber que alguém gosta realmente deles.

Quando o adolescente sente que ninguém se interessa realmente por ele, como resultado, surgem vários tipos de sentimentos: autodepreciação, desesperança, inutilidade, e baixa auto-estima. Um adolescente pode ser maior, mais esperto, mais forte, ou em outros aspectos, superior a seus pais. Mas, emocionalmente, ele é ainda uma criança. Ele continua tendo a necessidade de sentir-se amado e aceito pelos pais. Sem essa segurança valiosa de amor e aceitação dos pais, ele não será, nem fará o melhor que pode fazer. Não poderá alcançar seu potencial.

Como ajudar seu filho adolescente?

Uma das maiores solicitações dos adolescentes hoje é que os pais lhes forneçam sistemas de valores éticos e morais para guiá-los, para que eles saibam que rumo seguir em sua vida. Daí, a necessidade da orientação espiritual, que vai orientar o adolescente no mundo de hoje.

Como os pais podem preparar seus filhos no terreno espiritual? As instruções e atividades religiosas organizadas são extremamente importantes para uma criança ou adolescente em desenvolvimento. Todavia, nada exerce maior influência sobre o adolescente do que o seu lar e aquilo que é exposto nele. Os pais precisam envolver-se ativamente no crescimento espiritual do adolescente. Como?

Pensamento: "Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus em seu próprio pai". Glen Wheeler

A esperança cristã não depende do que o mundo nos faça. Ela depende daquilo que fazemos no mundo, enquanto aqui vivemos segundo a graça de Deus.

Pastor Helio Coutinho