COMO SABER QUEM É UM PROFETA VERDADEIRO?

PR. ALEJANDRO BULLÓN

"Pr. Williams Costa Jr. - Pastor Bullón, como é que Deus se revela ao ser humano? Como funciona esta comunicação?

 

 

Pr. Alejandro Bullón - Bem, eu vou deixar que a Palavra de Deus responda a esta pergunta. Aqui em Amós 3:7 diz: "Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas." Então, por esta declaração, os profetas são servos de Deus, colocados neste mundo para transmitir a vontade de Deus.

 

 

Pr. Costa Jr. - Uma curiosidade que os telespectadores têm é: como é que Deus fala? De que maneira Ele se revela?

 

 

Pr. Bullón - Aqui no livro de Números 12:6, diz o seguinte: "Então disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos." Portanto, Deus se revela aos profetas através de sonhos e visões. E o Espírito Santo cuida para que este profeta, então, escreva o que tem que escrever, sem cometer erros doutrinários.

 

 

Pr. Costa Jr. - Será que existe a possibilidade de nós termos as características do profeta verdadeiro? Porque hoje em dia existe muita falsidade. E pode surgir uma situação em que alguém diga: "Eu sou um profeta. Eu tenho uma mensagem de Deus." Como isto funciona?

 

 

Pr. Bullón - Vejamos a Palavra de Deus, na primeira epístola de São João, em I João 4: 1: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora." E o versículo 2, dá algumas características do verdadeiro profeta: "Nisto reconhecereis o Espírito de Deus; todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus." Isto quer dizer que, se alguém se levanta dizendo que é um profeta, mas não crê que Jesus é Um com Deus, como o Filho encarnado, que veio ao mundo para morrer em lugar da humanidade; se alguém diz que é profeta e não acredita nisto, já não está cumprindo a primeira característica de um verdadeiro profeta, que é crer que Jesus Cristo veio em carne e que é de Deus.

 

 

Pr. Costa Jr. - Uma coisa interessante que os telespectadores têm nos escrito perguntando é: "Eu creio na Bíblia, eu creio no dom de profecia da Bíblia, eu creio que durante séculos, milênios, a Palavra de Deus se revelou do Gênesis ao Apocalipse, mas João escreveu o Apocalipse no primeiro século da nossa era. Então, Pastor Bullón, será que o dom de profecia continuou depois de João, depois do Apocalipse ter sido escrito?

 

 

Pr. Bullón - Bem, houve profetas no Velho e no Novo Testamento. Houve profetas nos tempos bíblicos. A pergunta é: há profetas hoje? Pode existir profetas hoje? No texto que li anteriormente, em I João 4:1 e 2, fala que existirão muitos falsos profetas. Portanto, se vão aparecer falsos profetas, é porque também surgirão verdadeiros profetas. No livro de Joel, (Joel 2:28 e 29), há uma profecia que diz que "nos últimos dias, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne e vossos filhos profetizarão." Esta é uma evidência de que em nossos dias pode haver profetas. Porém, em Apocalipse 12:17, aliás, em todo o capítulo 12 se fala da verdadeira igreja de Deus nesta Terra, fala das características da igreja de Deus, ao longo de toda a História. E o versículo diz assim: Irou-se o dragão (o inimigo de Deus) contra a mulher (que é a igreja) e foi pelejar com os restantes da sua descendência (ou seja, a igreja dos nossos dias), os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus." Agora, em Apocalipse 19:10 está explicando no que consiste o testemunho de Jesus: "Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." Portanto, o espírito de profecia existe na igreja de Deus, em nossos dias. Agora, o grande problema, conforme você disse na introdução, é: como identificar o falso do verdadeiro?

 

 

Pastor Costa Jr. - Algumas pessoas dizem assim: "Tudo bem, pela fé creio na Bíblia, acredito em tudo isto. Agora, pela Bíblia, como podemos provar que uma pessoa é um profeta? Como a Palavra de Deus pode nos explicar, nos orientar sobre o profeta verdadeiro?"

 

 

Pastor Bullón - Já mencionei uma das características. Aquele que é um profeta verdadeiro, tem que declarar em seus escritos que Jesus Cristo é Um com Deus e Se fez carne para morrer por nós, no Calvário. Mas, existe uma segunda característica. Está aqui em Mateus 7:15: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores." Agora, como conhecer quem é o falso e quem é o verdadeiro, para que não sejamos enganados pelos falsos, que se vestem de ovelhas, mas na realidade são lobos? Leiam Mateus 7:16: "Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?" A Segunda característica é: conhecer os frutos. Quando um profeta se levanta e diz que é um profeta de Deus, nós temos que observar os frutos. Quais são os frutos do trabalho dele, do ministério dele: confusão, mentira, enfim, quais são os frutos? Temos que observar bastante. Portanto, não é necessário ter pressa para aceitar um profeta, nem temos que ter pressa para rejeitar. Vamos provar os espíritos. Primeiro: ele confessa que Jesus Cristo é vindo de Deus? Que tipos de frutos possui este profeta? No entanto, existem mais duas características que quero apresentar-lhes. Em Isaías 8:19 e 20 diz assim: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!" A lei, em Israel, não era somente os dez mandamentos, era todo o Velho Testamento. Então, o que está dizendo aqui é que uma das características do profeta verdadeiro é que aquilo que ele ensina, tem que estar de acordo com as Escrituras. Meus queridos, já mencionei três características. Se vocês estão em dúvida, quando alguém diz que é profeta, façam o seguinte questionamento: primeiro, ele confessa que Jesus Cristo é vindo de Deus, em carne? Segundo: quais são os seus frutos? Se este profeta tem vinte mulheres, é um profeta de Deus? Um profeta que fala somente dele, é um profeta de Deus? Terceiro questionamento: este profeta fala de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus? Se algum profeta diz assim: "- Eu sou um profeta de Deus e Deus me revelou que tenho que mudar determinada parte da Bíblia." Este é um profeta mentiroso! Porque está escrito, que em vez de mudar a Palavra de Deus, ele tem que confirmar, ele vai ensinar de acordo com o que está na Bíblia. Porque, hoje, Deus pode levantar um novo profeta, mas não para mudar o que está escrito. Quando alguém disser que é um profeta, vamos ver se aquilo que ele diz está escrito ou não está escrito, na Palavra de Deus.

 

 

Pr. Costa Jr. - Quem sabe você é uma pessoa que diga assim: "Olha, eu não quero me preocupar com este assunto, se o profeta é falso ou verdadeiro. Eu já tenho a Bíblia. A Bíblia é o caminho da salvação. Eu não me importo se o profeta é falso ou verdadeiro. Por que temos que levar em conta um profeta, a mensagem de um profeta, em nossos dias? Por que os profeta são importantes?

 

 

Pr. Bullón - Os profetas, no Velho Testamento, eram servos de Deus encarregados de aconselhar, de conduzir, de pregar, de apresentar a Palavra de Deus para o povo. Hoje, de certa maneira, os pregadores da Palavra de Deus são profetas. É claro, profetas no sentido de conselheiros; não profetas no sentido de profetizar, prever coisas. Porque o profeta não tinha a única função de profetizar, de prever eventos do futuro. O profeta tinha como principal função aconselhar o povo.

 

 

Pr. Costa Jr. - Pastor, o senhor acha que hoje existe o dom de profecia?

 

 

Pr. Bullón - Quando alguém simplesmente se levanta e diz que é profeta, não temos que acreditar nem apedrejar o coitado no dia seguinte. Temos que provar com as características bíblicas. Inclusive, vou ler mais uma característica de um verdadeiro profeta, em Deuteronômio 18:18 e 19: "Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas." Deus está dizendo que se o povo não ouvir o profeta, Ele vai pedir contas. Agora, aqui em Deuteronômio 18:20 a 25, diz assim: "Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele." Esta é a última característica de um profeta: se ele profetiza uma coisa e o que ele profetiza não se cumpre, pode ser mais uma evidência de que ele falou em nome dele próprio, portanto, é um falso profeta. Por exemplo, Nostradamus. Algumas profecias de Nostradamus, por coincidência, têm se cumprido. Se as características de um verdadeiro profeta forem somente as profecias se cumprirem, então Nostradamus seria um profeta verdadeiro. Eu mencionei pelo menos quatro características bíblicas de um verdadeiro profeta. O cumprimento da profecia é uma delas; a outra diz que se o que o profeta fala, está de acordo com a Palavra de Deus. Então, peguemos os escritos de Nostradamus e comparemos com a Bíblia, que é a única Palavra de Deus nesta Terra. Eles não combinam, logo, não pode ser um profeta verdadeiro. Ele pode ser até profeta, mas não de Deus. Hoje não devemos ter medo de que alguém se levante dizendo que é profeta, mas vamos prová-lo. É profeta de Deus? Então tem que ter as quatro características: Ele crê que Jesus Cristo é vindo de Deus? Quais são os frutos ou que tipo de vida ele vive? O que ele fala está de acordo com a Palavra de Deus? E, se cumpriram as profecias? Se é assim, porque eu não posso aceitar um profeta que vem da parte de Deus?

 

 

Pr. Costa Jr. - O ser humano tem uma curiosidade incrível para saber sobre o futuro. Eu não tenho dúvidas de que todos nós, gostaríamos muito de saber o que vai acontecer amanhã. Que investimentos fazer? Quem é a pessoa certa no amor? Como serão os filhos quando crescerem? Se o negócio que estamos montando será bem sucedido? E por esta razão, toda vez que se fala como será o futuro, as pessoas prestam mais atenção. Neste sentido, uma das funções do profeta é ser vidente, é prever o que vai acontecer no futuro. E muitas pessoas se interessam em ouvir a voz dos profetas, revelando para elas o futuro. Pastor Bullón, o futuro é sempre revelado a um profeta verdadeiro ou a um profeta falso? Ele tem condição de dizer, com segurança, o que vai acontecer?

 

 

Pr. Bullón - Pastor Williams, a Bíblia diz que o diabo existe. Ele não é uma força, uma energia, ele é uma pessoa. Ele foi um anjo brilhante, o principal dos anjos no céu, e ele hoje existe e inspira homens. E o diabo também conhece o futuro. Portanto, o diabo pode inspirar uma pessoa a predizer o que vai acontecer amanhã. "Vai acontecer isto" ou "vai acontecer aquilo". Por esta razão, a Palavra de Deus nos deixou as características para provarmos se um profeta é verdadeiro ou falso. Por exemplo, vou entrar num assunto delicado, pois muitas vezes as pessoas olham para a igreja adventista e dizem: "- Os adventistas seguem uma mulher chamada Ellen White." Quem é a senhora White para a igreja adventista? Em primeiro lugar, quero dizer uma coisa: a igreja adventista possui 27 pontos de doutrina. Nenhum item das doutrinas adventistas foi tirado dos escrito da Sra. White. A igreja adventista crê na Bíblia e somente na Bíblia como fonte para as suas doutrinas e para os seus princípios de fé. Não há nenhum princípio doutrinário da igreja adventista, que tenha sido tirado de qualquer outro escrito, somente da Bíblia. Agora, nós acreditamos, pelas características de um profeta verdadeiro, apresentadas na Bíblia, que Ellen White é uma projetista verdadeira. Ela em todos os seus escritos, em todo o seu ministério, confessa que Jesus Cristo é Um com Deus, que Se fez carne e veio morrer neste mundo, por nossos pecados. Segundo: observem os frutos da Sra. White. Eu os desafio a lerem todos os seus escritos. Não encontrarão nada que venha de encontro à Palavra de Deus. Se em algum ponto, ela disser assim: "Deus me revelou que eu tenho que mudar algo na Bíblia." A partir deste momento, ela deixa de ser profeta de Deus. Em terceiro lugar: muitas coisas que ela previu, sobre o futuro, se cumpriram. Então, eu acredito em que ela se encaixa dentro das características de um profeta verdadeiro. Porém, daí a dizer que a igreja adventista segue a Sra. Ellen White ou que a igreja adventista construiu uma doutrina baseada nos ensinos dela, isso não! Se ela não tivesse existido, se ela não tivesse escrito um documento, a igreja adventista continuaria crendo nas mesmas coisas em que crê, porque todos os fundamentos de fé da igreja adventista são tirados unicamente da Bíblia.

 

 

Pr. Costa Jr. - O que me encanta, Pastor, é que em um dos seus escritos, a Sra. Ellen White, com humildade, diz que ela é "uma luz menor que leva para uma luz maior." Naturalmente, esta "luz maior" é a Palavra de Deus, que é a revelação soberana da vontade de Deus. Na verdade, ela expande este conhecimento, sem em nenhum momento entrar em conflito com a Bíblia.

 

 

Pastor Bullón - E eu quero dizer que: se alguma vez você encontrou um membro da igreja adventista que, em vez da Bíblia, andava somente com os livros de Ellen White, querendo provar alguma coisa, perdoem esta pessoa porque ela nunca entendeu o que é a igreja adventista, ou em que a igreja adventista acredita. Nós não precisamos de algum livro de Ellen White para provar os fundamentos de nossa fé, porque Deus nos deixou unicamente a Sua Palavra como regra de fé. Agora, quando eu leio os escritos maravilhosos desta mulher, só encontro conselhos oportunos para a minha vida. Por exemplo, eu tenho quatro filhos, jovens adultos; alguns já profissionais, outros cursando faculdade. E tenho tentado ser um pai exemplar para eles. Na Bíblia, logicamente, eu encontro conselhos maravilhosos para dirigir a vida no lar e dos filhos. Mas os escritos dela me trazem tantos conselhos sobre como ser um pai de um garoto pequeno, de um adolescente, de um jovem, de um adulto. Quanto à saúde, por exemplo. Eu aprendo, nos escritos dela, o que a Ciência está provando hoje em dia, que existem oito remédios naturais: nós não precisamos gastar dinheiro em farmácias, em drogarias, porque a luz do sol, ar puro, água fresca, exercícios, trabalho, confiança em Deus, repouso e boa alimentação, podem nos ajudar a ter uma vida saudável.

 

 

Pr. Costa Jr. - Estes são os verdadeiros remédios de Deus!

 

 

Pr. Bullón - E os escritos dela não contradizem em nada a Palavra de Deus! Por isso eu acredito nela. Ela escreve para o meu bem. No entanto, se em algum ponto, e vou frisar isto, ela disser: "Vejam, Deus me revelou que esta parte da Bíblia não vale." Então, não posso aceitá-la. Neste momento, ela acabou para mim.

 

 

Pr. Costa Jr. - É maravilhoso como Deus, em Seu amor, tem enviado pessoas para ser a Sua voz. A Palavra de Deus, em mais de um lugar, diz assim: "Creia nos profetas." Por quê? Porque os profetas são a voz de Deus. É sinônimo de humildade, de submissão a Deus e de felicidade estarmos acompanhando e recebendo a voz e a palavra dos profetas. O plano de Deus para nós é que o Senhor Se revele em nossa vida. E Ele Se revela através da voz dos profetas. A Palavra de Deus, a Bíblia, é a expressão máxima deste conjunto de homens inspirados por Deus que trouxeram esta revelação. Mas, para que a igreja fosse forte, para que as pessoas estivessem enraizadas, na vontade de Deus, o dom de Profecia sempre tem existido. E nós temos que dar graças a Deus por isto. E agora, finalizando o programa, Pastor, vamos pedir que o senhor deixe uma mensagem da Palavra de Deus para todos nós, como devemos proceder quanto à questão dos profetas, de que maneira agir, no caso de sentirmos que algum profeta não é um profeta verdadeiro? Devemos ser agressivos? Como devemos lidar com este assunto, o dom de profecia?

 

 

Pr. Bullón - Eu acho que o cristão, aquele que realmente descobriu quem é Jesus, e que se relaciona todo os dias com Ele, não pode ser agressivo com ninguém. Às vezes eu vejo o "INRI", que diz que é Jesus Cristo desencarnado. Eu não posso apedrejá-lo. Eu não acho que a Verdade é um bastão de madeira, na mão de um cristão, para bater em qualquer um. Temos que respeitar as pessoas. No entanto, eu acho uma coisa: os cristãos têm que fundamentar a sua fé, na Palavra de Deus, e em nada mais. Os cristãos não podem seguir os seres humanos: seja quem for. Os seres humanos têm que seguir unicamente a Deus, através de Sua Palavra escrita. Meu desejo é que Deus abençoe a todos, que com sinceridade vão à sua Palavra em busca da sabedoria de que necessitam.

 

ORAÇÃO

Querido Pai, Te damos graças por Tua Palavra, pelos ensinamentos que Tu deixaste para os Teus filhos, nas Sagradas Escrituras. É fácil confundirmos as coisas. É fácil seguirmos seres humanos, ou seguirmos igrejas, esquecendo da Tua Palavra. Mas, ajuda-nos para que nossos olhos se abram diante das verdades bíblicas. E que diante delas, não tenhamos argumentos humanos, mas que com humildade aceitemos aquilo que Tu queres para a nossa vida. Em nome de Jesus, amém.